Desafios Da Implementação Da Política Nacional De Práticas Integrativas E Complementares: Um Estudo De Caso No Município De Cantagalo, Estado Do Rio De Janeiro, Brasil

  • Autor: Lia Hasenclever
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O livro contribui para aperfeiçoamento de políticas públicas de saúde. Verifica e analisa as dificuldades de implementação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na atenção primária do município de Cantagalo, Região Serrana do estado do Rio de Janeiro (ERJ). Foi baseado em levantamento bibliográfico, pesquisa documental e levantamento de dados sobre as PICs no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a realização de um estudo de caso com questionário estruturado e guia de entrevistas, respectivamente, enviado para municípios do ERJ que utilizam as PICs e gestores do sistema de saúde do município de Cantagalo. Os principais resultados apontam que apesar dos benefícios dessas práticas nos cuidados à saúde, documentados milenarmente pela medicina chinesa e, mais recentemente, também cientificamente, a sua implementação generalizada ainda é precária, apesar do crescimento da aceitação dessa prática entre os profissionais de saúde, constatada no estudo. Em relação às dificuldades de implementação das PICs, destacam-se ausência de formação profissional em PICs e falta de estruturação de sua oferta no SUS no nível municipal, bem como desconhecimento e aceitação dos usuários. Além disso, pôde-se observar que o tamanho dos municípios é um dos principais fatores explicativos dos desafios de sua adoção plena, já que quanto menor for o município, pior é sua estrutura de saúde e disponibilidade de recursos humanos e de investimento.