Cem Poemas Brincantes E Muitos Mais

  • Autor: Cláudio Marques Mandarino
  • Editora: Editora Appris
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A obra Cem poemas brincantes e muitos mais é fruto de cinco anos de um exercício docente em que o corpo e suas poéticas infantis foram traduzidos de uma forma pouco usual no interior da escola e da educação física. Para que esses registros não se perdessem no tempo ou na memória, decidi dar uma materialidade para esse fragmento pedagógico, entre tantos, daqueles que produzimos nas nossas práticas a partir de nossos compromissos e nossas responsabilidades com/na/para a instituição pública. Junto aos poemas, está um cuidado consigo e com o outro, uma docência cuidadosa que me atravessa e compõe o processo formativo. A obra é destinada a professores e professoras que atuam em diferentes níveis do ensino e podem encontrar aqui modos de se inspirar e se nutrir com as inúmeras práticas que cada um/uma acumula no seu exercício da docência. Especificamente, estabelece um diálogo com a magia daquilo que produzimos nos primeiros anos com as crianças. O convite aqui é para se encontrar com leitores/as que, em suas curiosidades e seus interesses, identificam aqui possibilidades para saírem, de alguma forma, dessa experiência transformados/as. Que possamos fazer deste encontro um exercício áulico, como trago neste poema:
Aula, vento viajando/ professor/ em seu invento/ travessia pedagógica/ reinvento a si mesmo no tempo/ descontinuidades apriorísticas/ Aula continua se revendo/ Compondo-me, estou me vendo/ folhas de papeis rasuram-se/ dobradas espacialidades/ asas saem em ensinamentos/ pegadas de passos nas nuvens/ laudas voadoras/ docência alada/ aula dada em revoada.