Sinopse
Um problema que levaria milhares de anos para ser resolvido em um computador "clássico", foi solucionado em 200 segundos. Esse feito histórico alcançado em 23/10/2019 por pesquisadores do Google, em uma das máquinas da empresa, que permite, entre outras possibilidades, a produção de medicamentos mais eficazes. Segundo o Google, este foi um "momento de possibilidade" e pode ser comparado com a construção do primeiro foguete que deixou a gravidade da Terra e foi para o espaço. Isso porque, abriu a possibilidade de projetar baterias mais eficientes, produzir fertilizantes utilizando menos energia e a fabricação de medicamentos mais eficazes. Dentre outras áreas de pesquisas e de indústria que podem se beneficiar, estão:
●Indústria química: destrinchar as complexidades moleculares e interações químicas tornará possível descobrir novos medicamentos e materiais.
● Logística: encontrar o caminho ideal em cadeias de distribuição global fará o delivery de produtos ser muito mais eficiente.
● Mercado financeiro: encontrar um modelo de cálculo de risco permitirá diminuir os riscos de investimentos para fundos e empresas.
● Inteligência artificial: tornar mais eficientes processos da inteligência artificial, como o machine learning, fará as máquinas mais inteligentes.
A diferença de um computador quântico para um clássico está na quantidade de informações que podem ser processadas e armazenadas ao mesmo tempo. Enquanto em uma máquina clássica (como desktops domésticos e smartphones), o processo acontece em bits, representados pelos códigos 0 ou 1, em uma quântica o processo é feito por qubits e há vários estados entre 0 e 1. Ao longo deste livro será exposta brevemente a teoria quântica que fundamenta a computação quântica e o processo de transmissão da informação, por meio de uma análise computacional do efeito (qualitativo e quantitativo) da entropia na transmissão de dados.