Informação Quântica

  • Autor: Manoel Ferreira Borges Neto
  • Editora: Editora Appris
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Um problema que levaria milhares de anos para ser resolvido em um computador "clássico", foi solucionado em 200 segundos. Esse feito histórico alcançado em 23/10/2019 por pesquisadores do Google, em uma das máquinas da empresa, que permite, entre outras possibilidades, a produção de medicamentos mais eficazes. Segundo o Google, este foi um "momento de possibilidade" e pode ser comparado com a construção do primeiro foguete que deixou a gravidade da Terra e foi para o espaço. Isso porque, abriu a possibilidade de projetar baterias mais eficientes, produzir fertilizantes utilizando menos energia e a fabricação de medicamentos mais eficazes. Dentre outras áreas de pesquisas e de indústria que podem se beneficiar, estão:
●Indústria química: destrinchar as complexidades moleculares e interações químicas tornará possível descobrir novos medicamentos e materiais.
● Logística: encontrar o caminho ideal em cadeias de distribuição global fará o delivery de produtos ser muito mais eficiente.
● Mercado financeiro: encontrar um modelo de cálculo de risco permitirá diminuir os riscos de investimentos para fundos e empresas.
● Inteligência artificial: tornar mais eficientes processos da inteligência artificial, como o machine learning, fará as máquinas mais inteligentes.
A diferença de um computador quântico para um clássico está na quantidade de informações que podem ser processadas e armazenadas ao mesmo tempo. Enquanto em uma máquina clássica (como desktops domésticos e smartphones), o processo acontece em bits, representados pelos códigos 0 ou 1, em uma quântica o processo é feito por qubits e há vários estados entre 0 e 1. Ao longo deste livro será exposta brevemente a teoria quântica que fundamenta a computação quântica e o processo de transmissão da informação, por meio de uma análise computacional do efeito (qualitativo e quantitativo) da entropia na transmissão de dados.