O Mito De Teseu E A Emergência Da Polis: A Proeminência Do Projeto Político Jônico Em Atenas Durante O "dark Age" (séculos Xi – Vii A.c.)
- Autor: Rafael Silva dos Santos
- Editora: Editora Dialética
Sinopse
A presente obra visa fazer uma análise do processo de Emergência da polis, tendo por base Atenas, a qual foi a primeira a adotar esse modelo na Grécia Antiga. Muitos debates foram feitos acerca desse tema, no entanto, pouco se falou sobre os embates entre o ethos jônio e dório nesse processo de emergência, assim como da relação com o mito do herói Teseu. O que então procuramos apresentar aqui é a relação desses dois grupos, ou ainda, destes ethoi distintos, os quais terão importância na estruturação do modelo políade que viria a surgir na Ática.
Segundo a narrativa mítica de Teseu, assim como sua representação na kylix ática de figuras vermelhas, os grupos identificados como dórios são os inimigos do herói, o qual, através do processo identificado como sinoicismo cultural ático, irá vencê-los, assim fazendo emergir a polis. Apontamos também que no campo material, esse processo se baseia no surgimento de um imaginário social ático, o qual irá ter por base uma matriz jônia, sendo assim, o "herói jônio" Teseu irá vencer o projeto político dório, e assim implantará na Ática uma polis jônia.