Gerenciamento De Risco De Incêndio Em Edificações Tombadas Pelo Patrimônio Histórico E Cultural: Uma Ênfase No Recôncavo Da Bahia
- Autor: Gabriel Garcia Bastos de Almeida
- Editora: Editora Dialética
Sinopse
A preservação e proteção dos patrimônios culturais tombados pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) são de suma importância devido a sua relação histórica nacional e interesse cultural. Entretanto, eventos adversos, como incêndios, podem destruir completamente não apenas o acervo histórico que elas possuem, como também a construção arquitetônica em si, acarretando prejuízos históricos, culturais, emocionais e econômicos. Visando mitigar esses problemas, foram criadas normas e legislações específicas com a pretensão da sua conservação, no tocante à longevidade, preservação, manutenção e proteção contra essas ocorrências.
Nessa perspectiva, este livro visa avaliar a análise global de risco de incêndio nas edificações tombadas pelo IPHAN, relacionado ao Conjunto Arquitetônico do Carmo, no qual se englobam três prédios: o Convento do Carmo, Igreja da Ordem Primeira e a Igreja da Ordem Terceira, no município de Cachoeira, no estado da Bahia.
Dessa forma, foram propostas soluções pelo gerenciamento de risco, como instalações de novas proteções, tais como: detectores de fumaça, sinalização de emergência, extintores de incêndio e brigada de emergência a fim de aumentar o coeficiente de segurança do gerenciamento de risco, para atender aos atuais critérios de proteção e conservação.