Sinopse
Sete a um, o livro da virada
Foi uma derrota acachapante! 7x1 para a Alemanha! E em casa, diante de um estádio lotado. Mas serviu para que, quatro anos depois, o placar se invertesse, literariamente. Sete autores brasileiros e um alemão dão a sua versão da derrota pelo ponto de vista pessoal, frente a frente com a vida.
Representando o Brasil, Claudia Tajes, Carlos Barbosa, Elieser Cesar, Lima Trindade, Luís Pimentel, Marcus Borgón e Mayrant Gallo. O gol de honra alemão coube a Hans-Ulrich Treichel. Os contos são, de certo modo, uma consequência daquela partida, mas vão além: refletem sobre a vida, as pessoas e a influência que o futebol, bem ou mal, promove nos seres sociais de nosso tempo. Gostando ou não do esporte, somos influenciados por ele!
A edição foi enriquecida com um ensaio sobre futebol, da pesquisadora Dagrun Hintze e com a capa do artista plástico carioca Marcelo Frazão. A versão dos textos do alemão para o português ficou a cargo de Erlon José Paschoal, renomado tradutor de grandes escritores alemães, como Goethe, Brecht e Hölderlin.
O livro é uma coedição das editoras Cousa (ES) e Dália Negra (BA). Surgiu de uma ideia do escritor Luís Pimentel e foi organizado por Tom Correia e Lidiane Nunes.