A 10.639/03 E A Formação De Professores De Lem: Questões De Raça Na Língua Inglesa – Uma Introdução Ao Bev (black English Vernacular)

  • Autor: Joyce Suellen Lopes Dias
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Este livro discute a formação de professores de língua inglesa na construção colaborativo-crítica de um material didático com foco na diversidade linguística e na identidade social de raça, apoiado no Black English Vernacular (BEV) – inglês falado pelos negros norte-americanos. Discutimos os sentidos e significados atribuídos pelos professores ao ensino-aprendizagem de língua inglesa antes e durante a construção do material didático apoiado no BEV. Posteriormente, iniciamos a inclusão das questões raciais em aulas de inglês por meio do material didático produzido, colaborativamente, pelos educadores e autora. Os resultados da análise dos dados revelaram que os sentidos iniciais dos participantes quanto ao ensino-aprendizagem de língua inglesa foram se transformando no decorrer da pesquisa a partir dos encontros formativos e relações crítico-colaborativas. A construção do material com foco no BEV apontou para a importância de reflexões sobre identidade social de raça em aulas de inglês, pois é parte da constituição desse idioma e, consequentemente, da identidade histórico-cultural de cada falante da língua inglesa, que é marcado por relações construídas socialmente.