Efeito Da Lavagem Folicular Em Pacientes Com Resposta Ovariana Pobre, Submetidas Às Técnicas De Reprodução Assistida
- Autor: Anna Luíza Moraes Souza
- Editora: Editora Dialética
Sinopse
A lavagem folicular pode ser uma alternativa para aumentar o número de oócitos captados e otimizar o resultado em mulheres pobre-respondedoras.
Objetivamos avaliar o impacto da lavagem folicular realizada durante a aspiração dos folículos em ciclos de reprodução assistida em mulheres com resposta ovariana pobre, utilizando os critérios de Bologna. Foram avaliados o número de oócitos obtidos, o grau de maturidade oocitária e a taxa de gravidez, através de um estudo retrospectivo, a partir de 524 prontuários relativos aos ciclos de 384 pacientes com diagnóstico de resposta ovariana pobre (menos de cinco oócitos à recuperação oocitária e/ou critérios de Bologna) submetidas a ciclos de técnicas de reprodução assistida, com lavagem folicular durante a coleta ovular.
A lavagem folicular em pacientes pobre-respondedoras pode ser uma alternativa para aumentar o número de oócitos recuperados e, consequentemente, elevar a taxa de gravidez para esse subgrupo.
Importante frisar que os termos "resposta ovariana pobre" ou "pobre-respondedoras" foi uma tentativa de universalizar os critérios de baixa resposta ovariana à estimulação ovariana controlada realizada em ciclos de Reprodução Humana Assistida, para fins de facilitar o diagnóstico desse grupo de mulheres e, assim, otimizar as pesquisas para trazermos melhores resultados para elas.
Os critérios de Bologna auxiliam nesse diagnóstico. Porém os termos "resposta ovariana pobre" e "pobre-respondedoras" caíram em desuso, sendo amplamente utilizados no texto devido ao período em que foi produzido.
Ainda assim, os resultados são amplamente atuais, visto que as evidências científicas continuam encontrando resultados similares até os dias de hoje.