Sinopse
Um dos mais importantes críticos e ficcionistas contemporâneos relembra sua infância no interior de Minas Gerais em uma narrativa contundente e arrebatadora.
Enquanto descobre a magia do cinema e das revistas em quadrinhos, o jovem Silviano Santiago nos conta a história de sua vida marcada pela perda da mãe, a conturbada relação com o pai e com o restante da família tradicional do interior de Minas Gerais. Contudo, ao narrar sua infância, Silviano narra também momentos decisivos da história do Brasil entre os anos 1940 e 1960.
Com o exemplar manejo da escrita que já conhecemos de suas obras ensaísticas e ficcionais, Silviano traz para esse relato memorialístico a potência narrativa que caracteriza toda sua obra. Um livro corajoso sobre as marcas que a infância e a família deixam em nós.
"Duplo movimento da memória: história familiar e história literária se revezam e se compactam, como de resto no conjunto da obra de Silviano Santiago. Um olho lá, outro cá, o estrabismo corrige a miopia do menino e amplia o campo de visão do adulto escritor." — Wander Melo Miranda