Igreja Universal Do Reino De Deus: Memória E Religião No Templo De Salomão
- Autor: Wilson Jecov
- Editora: Editora Dialética
Sinopse
O Templo de Salomão, o nosso objeto de estudos e pesquisas do nosso "fazer ciência", é o geossímbolo ou o templo-monumento da comunidade iurdiana no bairro do Brás, em São Paulo.
Inaugurado em 2014 em uma cerimônia concorrida com toda pompa e circunstância pela Igreja Universal do Reino de Deus - a IURD, ele é a resposta concreta, material de projeção desta denominação pentecostal midiática tanto no Brasil como no mundo globalizado, revelando a concorrência agressiva dele junto ao campo religioso cristão, protestante e evangélico pentecostal em nosso país e a nível internacional.
A cidade de São Paulo é conhecida como a cidade das catedrais religiosas cristãs. Faltava à Igreja Universal colocar a sua marca geográfica na capital do Estado de São Paulo, pois desde os anos oitenta a denominação está presente aqui. Portanto, ele, o templo de Salomão, coroa todos estes esforços da Universal na cidade, pois tudo o que ocorre em São Paulo, a cidade mais globalizada da América do Sul, tem repercussão em outras capitais do Brasil e dos países latino-americanos e de outros continentes.
A construção do conjunto de edifícios que formam o complexo do Templo nos possibilitou escrever sobre as questões relacionadas ao pentecostalismo em nosso país, dentre elas, a memória e a religião na busca de uma tradição religiosa monoteísta legitimadora.