Os Legados Das Exposições Universais E O Turismo

  • Autor: Marlene Matias
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

As Exposições Universais são um tipo de megaevento, que para seu planejamento, organização e realização, provocam uma série de intervenções políticas, econômicas, sociais e urbanas, nas cidades sede. Após o seu acontecimento, essas intervenções ficam à disposição da população e também para ser usufruída pelo Turismo.
O objetivo proposto pelo trabalho foi identificar as intervenções consideradas legados, categorizá-las e verificar se estão sendo aproveitadas pelo Turismo. A pesquisa foi realizada em busca de respostas para inquietudes, como: por que os países e/ou cidades sedes se empenham tanto para sediar esse tipo de evento? Quais os legados que esse tipo de evento deixa para as cidades sedes? E se esses legados possuem alguma relação com a atividade turística?
Para encontrar as respostas, a pesquisa foi estruturada em eixos teóricos que mostraram desde a origem e evolução das Feiras até chegar às Exposições Universais; a sua institucionalização e a regulamentação e como acontece o planejamento, a organização, a realização, o encerramento e os resultados desse tipo de evento.
Isso possibilitou responder a hipótese levantada de que as Exposições Universais sempre deixam algum tipo de legado nas cidades sede e que o seu aproveitamento tanto pela população quanto pelo Turismo dependerá do destino que os atores sociais envolvidos na organização do evento darão a esses bens.