Sinopse
Como nascem os protagonistas, como ocorrem os fatos e quais as consequências provocadas por um dos melhores e mais memoráveis jogos da história do futebol. Em "Anatomia do Sarriá", o italiano Piero Trellini reconstrói com detalhes o inesquecível Brasil x Itália da Copa do Mundo de 1982.
Uma epopeia costurada a partir de uma profusão de histórias paralelas, algumas delas sem conexão aparente, porém todas interligadas pelo destino. Como a do árbitro que escapou do Holocausto, a do menino que teve o seu choro eternizado na capa do jornal ou a do centroavante desacreditado que, após enfrentar um drama pouco antes do Mundial, virou herói de todo um país.
Iniciando o texto no que chama de "pré-história" do jogo, o autor recupera a origem dos personagens fundamentais do confronto, de Telê Santana a Enzo Bearzot, de Zico e Sócrates a Gentile e Paolo Rossi, para tentar explicar os pormenores do duelo, disputado em um estádio que já não está de pé, mas permanece na memória de quem viu ou viveu aqueles noventa minutos.
Se o dia 5 de julho de 1982 representa uma lembrança triste para os torcedores brasileiros, para os italianos, por outro lado, nada tão belo quanto o 3 a 2 do Sarriá voltou a acontecer. Este livro, portanto, oferece ao leitor a oportunidade de visitar (ou revisitar) aquele jogo sob um prisma diferente. Pelo relato de quem, sem perder o rigor jornalístico na hora de contá-lo, teve a incomparável felicidade de desfrutar daquela tarde de verão.