Sinopse
O estudo da vida afetiva em sua relação com o desenvolvimento cognitivo representa ainda hoje uma lacuna nas pesquisas em psicologia. Poucos são os trabalhos realizados nessa área, portanto são ainda pequenas as contribuições para a educação. Diante disso, esse livro promove uma reflexão a respeito do tema "emoção" no cenário educacional brasileiro.
Tomando por base as pesquisas do psicólogo francês Henri Wallon, discute-se a necessidade, por parte da escola, de compreender o aluno em sua totalidade. Se a responsabilidade dos educadores é contribuir para a formação da personalidade do estudante, não há como atentar apenas à construção do conhecimento. Simultaneamente, é imprescindível construir a afetividade infantil.
De maneira fluente, esse livro sustenta que a ausência de uma educação que aborde a emoção na sala de aula traz prejuízos irremediáveis à ação pedagógica. Demonstra ainda que um professor disposto a conhecer a relação antagônica entre emoção e desempenho cognitivo terá um importante instrumento para atuar com desenvoltura em situações tipicamente emocionais sem se deixar dominar por elas.