Violão-canção: Diálogos Entre O Violão Solo E A Canção Popular No Brasil

  • Autor: Chico Saraiva
  • Editora: Edições Sesc SP
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Chico Saraiva olha para o Brasil, país de musicalidade original, tributária de suas raízes indígenas, africanas e europeias. Elege um instrumento símbolo da nossa música – o violão, em sua relação íntima com a canção – e parte para campo. Vai interrogar mestres sobre melodia, harmonia e ritmo, naturalidade e precisão, gesto musical, processo criativo, tradição escrita e não escrita. Que mestres? Guinga, João Bosco, Elomar, Luiz Tatit, Paulo César Pinheiro, Sérgio Assad, Paulo Bellinati, Marco Pereira.
Numa sequência inspirada na montagem cinematográfica, que conduz os personagens pelos temas do enredo, Saraiva oferece ao leitor um percurso de conversas. Uma pergunta do músico cancionista Tatit é habilmente levada pelo autor até o músico instrumentista Pereira. Bosco se achega na conversa estruturada pelo livro e sem saber complementa a resposta de Pereira. Pinheiro conta de sua parceria com Pixinguinha e do convívio com Baden Powell. Assad fala da composição para violão erudito; Bellinati comenta o violão sofisticado, o violão-piano". Guinga diz que "a canção vem pela voz" e Elomar completa: o violão sustenta o canto.
Este e-book traz imagens que são melhor visualizadas em tablets.