Definição Do Narcisismo: Uma Proposta

  • Autor: Paulo de Tarso Ubinha
  • Editora: Editora Appris
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O narcisismo tem sido até hoje de renovado interesse pela sua atualidade para a análise do que se convencionou chamar pós-modernismo, em que a superficialidade e a brevidade são traços marcantes dessa cultura da pressa, com pouca margem para a reflexão.
Freud também utilizou o conceito para análise da cultura totêmica e da sociedade de seu tempo, identificando um mal-estar na cultura. Mas ele também o aplicou para a compreensão de quadros clínicos, especialmente as psicoses, por ele designadas como neuroses narcísicas. Com a introdução desse conceito na teoria psicanalítica houve um remanejamento conceitual da teoria das neuroses e da técnica, cuja repercussão estendeu-se aos analistas posteriores, até os nossos dias.
Atestando a importância do assunto, ele encontra guarida no campo das artes plásticas, na literatura, na dança, com diferentes representações. Há incontáveis telas e esculturas figurando Narciso, renovando a cada dia seu interesse. Serve igualmente de ferramenta crítica em textos filosóficos e trabalhos sociológicos, sendo a discussão do tema sempre retomada e enriquecida por novos aportes.
No entanto, quando se trata de defini-lo, encontram-se grandes divergências conceituais, algumas inconciliáveis, e o propósito deste livro é buscar uma definição genérica que dê conta de toda essa diversidade para facilitar o debate e implementar novas contribuições para aprimorar seu entendimento.