Sinopse
A Nova Califórnia é um conto do conhecido escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922). Concluída em 10 de novembro de 1910, a narrativa é ambientada na fictícia cidade interiorana de Tubiacanga. Este pequeno município com apenas três ou quatro mil habitantes tem sua rotina abalada pela chegada do personagem Raimundo Flamel.
Logo de início, o pedreiro Fabrício estranha a obra que ele lhe pedira: um forno na sala de jantar. O carreiro Chico da Tirana, quando passava em frente à casa do forasteiro, chegava a rezar o Credo em voz baixa, vendo a fumaça misteriosa saída da chaminé do Dr. Flamel. Não era pra menos, pois Fabrício relatara que, lá naquela estranha casa, havia facas sem corte, balões de vidro, tubos de ensaio e outros utensílios insólitos.
Foi somente por interferência do boticário Bastos que o subdelegado desistira de interrogar aquele indivíduo recluso que tanto incitava a curiosidade do povo. Bastos acabara por convencer seus concidadãos de que aquele elemento nada tinha de pernicioso à rotina da cidade, sendo apenas um químico recolhido no pacato município para melhor levar a cabo suas pesquisas.
Capítulos
-
A nova Califórnia
Duração: 21min